Distúrbios de Aprendizagem e a Inclusão da Criança com Síndrome de Down

O curso Distúrbios de aprendizagem e a inclusão da criança com síndrome de Down, por meio da Educação a Distância, oferece a todos os interessados o conhecimento a cerca dos distúrbios que afetam a aprendizagem bem como a inclusão da criança com síndrome de Down enfatizando as propostas pedagógicas para sua inclusão.

Carga horária: 140 Horas

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Público-Alvo

Público em geral, interessado em adquirir conhecimento acerca dos distúrbios de aprendizagem e a Inclusão da criança com Sindrome de Down.

Conteúdo programático

  • Dificuldades de aprendizagem;
  • Definições descritivas;
  • Teorias e modelos das dificuldades de aprendizagem;
  • Imagem gestáltica;
  • Enfoque neuropsicológico;
  • Concepção heterogênea das dificuldades de aprendizagem;
  • Modelos neuropsicológicos;
  • Explicação das dificuldades de aprendizagem da linguagem (DAL);
  • Explicação cognitiva e simbólica;
  • Dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita (DALE);
  • Modelo de conexões múltiplas de aquisição da leitura;
  • Modelo de desenvolvimento restritivo de aquisição da escrita;
  • Desenvolvimento restritivo de aquisição da escrita;
  • Explicação das dificuldades de aprendizagem da matemática (DAM);
  • Neuropsicologia;
  • Explicação educativa;
  • Explicação cognitiva;
  • Modelos mentais para as tarefas matemáticas;
  • Classificação das dificuldades de aprendizagem;
  • Dificuldades de aprendizagem frente a outros transtornos;
  • Transtorno da fala: a gagueira;
  • Linguagem confusa;
  • Outros transtornos da infância e da adolescência;
  • Deficiência mental e transtornos generalizados do desenvolvimento (tgd);
  • Subtipos nas dificuldades de aprendizagem;
  • Pesquisas taxonômicas;
  • Habilidades;
  • Tipos neuropsicológicos;
  • Bakker;
  • Rourke;
  • Definição geral e de subtipos de Rourke;
  • Definição genérica;
  • Definições específicas (subtipos);
  • Definição geral e de subtipos de Rourke;
  • Habilidades neuropsicológicas;
  • Deficits neuropsicológicos;
  • Prognóstico acadêmico;
  • Prognóstico psicossocial Ii;
  • Habilidades neuropsicológicas;
  • Deficits neuropsicológicos;
  • Prognóstico acadêmico;
  • Prognóstico psicossocial IIi;
  • Habilidades neuropsicológicas;
  • Deficits neuropsicológicos;
  • Prognóstico acadêmico;
  • Prognóstico psicossocial III;
  • Transtorno de deficit de atenção - hiperatividade;
  • Fisiopatologia do transtorno de deficit de atenção/hiperatividade;
  • Quadro clínico do transtorno de deficit de atenção/ hiperatividade;
  • Dificuldades de aprendizagem caracterizada, primariamente, por transtornos do funcionamento não verbal;
  • A síndrome NLD;
  • Habilidades neuropsicológicas;
  • Deficits neuropsicológicos;
  • Psicologia das dificuldades de aprendizagem;
  • Caminhos para o desenvolvimento;
  • Adolescentes com dificuldades de aprendizagem;
  • Dificuldades de adaptação social;
  • Transtorno não verbal;
  • Adultos com dificuldades de aprendizagem;
  • Aprendizagem e memória;
  • A importância do estudo da linguagem;
  • Análise histórica das três psicolinguísticas;
  • Síntese do processo de desenvolvimento;
  • Dificuldades de aprendizagem da linguagem e dificuldades de aprendizagem;
  • Formas de linguagem;
  • Uso da linguagem;
  • Componentes da linguagem;
  • Disfasias do desenvolvimento;
  • Dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita (DALE);
  • Modelo interativo;
  • Dificuldades da linguagem na leitura;
  • Psicologia - cognitivos;
  • Dificuldades de aprendizagem da escrita;
  • Planejando a escrita;
  • Atraso na escrita;
  • Referências bibliográficas.
  • Breve histórico da síndrome de Down;
  • Origem da síndrome de Down;
  • Trabalhos sobre a síndrome de Down;
  • Diagnóstico e etiologia;
  • A etiologia da síndrome de Down;
  • Tipos de comprometimento cromossômicos;
  • Aspectos citogênicos da síndrome de Down;
  • Desenvolvimento da criança com síndrome de Down;
  • Principais características da criança síndrome de Down;
  • Síndrome de Down e o comprometimento intelectual;
  • Síndrome de Down e transtornos invasivos do desenvolvimento;
  • Patologias associadas;
  • Cardiopatias congênitas;
  • Complicações respiratórias;
  • Instabilidade atlantoaxial;
  • Problemas visuais;
  • Problemas auditivos;
  • Problemas da tireóide;
  • Estimulação essencial;
  • Intervenção precoce;
  • Estimulação - estágio sensório-motor;
  • Estimulação e o papel dos pais;
  • Enfoques da intervenção pedagógica junto à criança Down;
  • A importância do currículo;
  • Classe especial;
  • A educação básica;
  • Alfabetização;
  • As dificuldades de aprendizagem;
  • Política nacional da educação especial;
  • História da educação especial;
  • Declaração universal dos direitos humanos (1948);
  • Declaração de Jomtien (1990);
  • Declaração de Salamanca (1994);
  • Convenção da Guatemala (1999);
  • Proposta pedagógica;
  • A educação de crianças com síndrome de Down;
  • A inclusão na educação infantil;
  • Os anos iniciais;
  • Metodologias ou proposta educacional para crianças com síndrome de Down;
  • Adaptações curriculares;
  • Avaliação;
  • A família e a síndrome de Down;
  • Diagnóstico e informação aos pais;
  • Acompanhamento pré-natal;
  • Acompanhamento pós-natal;
  • Acompanhamento na adolescência;
  • Acompanhamento na idade adulta;
  • Superproteção;
  • Negligência;
  • Mercado de trabalho;
  • Legislação que ampara a inclusão de deficientes no mercado competitivo de trabalho;
  • Direitos dos trabalhadores;
  • Perfil do trabalhador;
  • Inclusão social;
  • Referências bibliográficas.

Avaliação e certificado

Ao final do curso o aluno receberá o certificado digital se alcancar a média igual ou superior a 60% no exame final.
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